Social Icons

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

“Projeto Barriga Cheia”, PROBACH

“Projeto Barriga Cheia”, PROBACH
DEPARTAMENTO DE AÇÃO SOCIAL DA IPB – BODOCÓ -PE
MOBILIZAÇÃO: “NATAL SOLIDÁRIO: COM JESUS”.

A Igreja Presbiteriana de Bodocó tem como prioridade pregar a palavra de Deus e exaltá-lo acima de tudo. Cremos que o evangelho muda o homem por completo, atingindo-o nas diversas áreas de sua vida. Sendo assim estamos convictos que poderemos, em uma ação solidária, amenizar a fome de muitas pessoas de nossa cidade. Infelizmente há um número considerável de famílias passando por necessidades em nosso município o que nos levou a procurar criar um projeto que servisse de mecanismo de ajuda para as famílias necessitadas, com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis e dessa forma amenizar a fome dessas famílias. O projeto social tem como proposta básica adotar famílias que serão assistidas com uma cesta básica. Com o nome de “Projeto Barriga Cheia”, O PROBACH, em sua primeira ação mobilizadora realizará uma campanha que será chamada de “Natal solidário – Com Jesus”, e para isto iremos realizar um mutirão de arrecadação de alimentos, envolvendo toda a Igreja Presbiteriana de Bodocó. O Projeto realizará na véspera do natal a distribuição dos alimentos às famílias carentes de uma determinada comunidade do nosso Município com a realização de um Grande culto de natal nesta comunidade. Essa grande mobilização será o inicio de um trabalho social que a Igreja Presbiteriana realizará através da UPH durante o ano de 2012. O Natal solidário com Jesus é: “a partilha que sacia a fome. Acreditamos que somente através da partilha haverá igualdade social.
Nunca haverá o suficiente para saciar a ganância. Você pode ser um colaborador para que menos pessoas passem fome. Ajude a quem precisa!.
Informações: Pastor Josias (87) 99326215 / Rodrigo Andrade (87) 99300370 - Postos de Coleta Salão Rosilene Cabelos / Nina Festas e no Departamento de Ação Social da IPB-Bodocó-PE.
Agência: 2130 Banco: 013 Conta Poupança: 00034938-5 / Caixa Econômica Federal
Maria Rosilene Freires de Carvalho


domingo, 13 de novembro de 2011

Não sabeis, somos Santuário do Espírito Santo


Verdades que não podemos esquecer
O apóstolo Paulo, em sua primeira carta à igreja de Corinto, no capítulo seis, repete seis vezes a mesma expressão: “Não sabeis?” (1Co 6.2,3,9,15,16,19). Com isso, Paulo está enfatizando a necessidade de conhecer algumas verdades absolutas e não esquecê-las jamais. Que verdades são essas que precisamos tanto conhecer?

1. Não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? (1Co 6.2). É vergonhoso quando a igreja perde sua capacidade de resolver seus próprios conflitos e leva suas causas domésticas para fora dos seus portões, para serem julgadas por aqueles que um dia serão julgados pela própria igreja. Isso é inverter os papéis. Isso é um contra senso.

2. Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? (1Co6.3). A igreja não apenas será levada para o céu, mas também assentar-se-á em tronos. Não apenas estará livre de condenação, mas também julgará o mundo e os anjos. Por causa da graça de Deus e da morte expiatória de Cristo na cruz, os crentes deixaram de ser réus para serem juízes.

3. Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? (1Co 6.9). Paulo é categórico em afirmar que os impuros, idólatras, adúlteros, homossexuais ativos e passivos, ladrões, avarentos, bêbados, maldizentes e roubadores não herdarão o reino de Deus. Esses indivíduos podem até mesmo receber na terra todos os troféus da fama, conquistar todas as medalhas do sucesso e cruzar todas as passarelas cheias de encanto e beleza, mas jamais entrarão no reino de Deus; podem até mesmo ser aplaudidos pelos homens, mas não entrarão na Cidade Santa. A menos que se arrependam de seus pecados, podem até ganhar o mundo inteiro, mas perderão a sua alma.

4. Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? (1Co 6.15). Cristo é o cabeça da igreja e a igreja é o corpo de Cristo e nós somos individualmente membros desse corpo. Entregar nosso corpo à impureza é arrastar o nome de Cristo para a lama. Teríamos nós coragem de tomar os membros de Cristo e fazê-los membros de meretriz? Só em pensar nessa grosteca possibilidade já seria consumada blasfêmia. Entretanto, muitos crentes em vez de consagrar seus corpos a Deus e glorificarem a Deus em seu corpo, entregam-se à impureza e desonram o nome de Cristo.

5. Não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? (1Co 6.16). A intimidade sexual é uma bênção destinada por Deus aos que se unem legitimamente em casamento. O sexo antes do casamento é fornicação e fora dele é adultério. Ambos os pecados são condenados por Deus e atraem o juízo divino. A sociedade pode até incentivar essas práticas e tentar apagar das consciências a culpa, mas não pode anular a verdade de Deus, por cujo crivo, um dia todos os homens serão julgados.

6. Não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo? (1Co 6.19). Nosso corpo não foi criado para a impureza, mas para o Senhor. Nosso corpo foi comprado por Deus e deve estar a serviço de Deus e promover a glória de Deus. Nosso corpo não pode ser mais a morada da iniquidade, pois foi lavado no sangue do Cordeiro de Deus e transformado em santuário do Altíssimo. Nosso corpo não é mais o teatro onde o diabo realiza seus shows mais escandalosos, mas o santo dos santos, onde a glória de Deus se manifesta.

Fonte: Rev: Hernandes Dias Lopes

O FASCINANTE DOM DA GRATIDÃO


SENHOR, Tu que nos geraste pelo milagre da graça, e nos fizeste coroa da tua criação, premiando-nos com vida, saúde, força e inteligência. Tu, que nos premiaste com uma família para ouvir o nosso primeiro choro, enxugar as nossas primeiras lágrimas, e partilhar conosco as nossas alegrias e decepções, e ainda assim continuar a nos amar.
Tu, que nos cercaste de pessoas, com os mais variados dons e disposições, que ao longo de tantos anos fizeram jorrar sobre nós os frutos do conhecimento para a vida. Tu, ó SENHOR, que nos fizeste seres muito especiais, expressão magnânima da Tua Graça, És eternamente merecedor da nossa mais profunda e sincera gratidão.
      Assim, ao alcançarmos esta vitória, colocamos nas Tuas mãos, como ofertório do nosso reconhecimento, por tudo que tens feito nas nossas vidas.
      Rogamos finalmente, SENHOR, que em todos os momentos, no exercício da nossa profissão, possamos reconhecer que cada agente físico a ser utilizado, seja luz, calor, frio, eletricidade, ou um simples toque das nossas mãos, são precedidos do leve palmilhar do Teu Espírito... E então poderemos ver as expressões de dor transformadas em largos e doces sorrisos, tudo pela benevolência do Teu amor, a utilizar-se dos nossos humildes talentos...  
     E na medida em que servirmos o nosso próximo com alegria, compreenderemos que há um ser, acima de nós, cujo poder ultrapassa a todos os elementos físicos dos quais dispomos.   A Ele, sejamos gratos, pelo fascinante dom da graça, que por misericórdia nos concedeu. “A Ele, pois, sejam a honra e a glória, e o louvor, por todos os séculos para todo sempre”.
   
Fonte: Pr. José Salvador Pereira 


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Campanha 40 dias de Jejum e Oração - 2011


Como começar seu jejum - Como iniciar e conduzir o seu jejum determinará em grande parte o seu sucesso. Seguindo estes passos básicos para o jejum, você fará de seu tempo com o Senhor mais significativo e espiritualmente recompensador. Através do jejum e da oração, nós nos humilhamos perante Deus de tal forma que o Espírito Santo moverá as nossas almas, despertará nossas igrejas e sarará a nossa terra de acordo com 2 Crônicas 7.14. Faça disso uma prioridade em seu jejum.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Avivamento ou... Movimento? O que a Igreja está buscando, Hoje?

Texto: Neemias 8: 2-3, 5-6 e 10; 9: 2

Hoje, em pleno séc. XXI, a Igreja do Senhor Jesus precisa, mais do que nunca, provar um avivamento, ou melhor, de um reavivamento. Porém, o que é que, na verdade, a igreja tem buscado? Avivamento ou... movimento?
Alguns cristãos, atualmente, ficam inconformados com liturgia dos cultos de suas igrejas, dizendo coisas do tipo “os cultos não são mais os mesmos”, “essa igreja está sem fogo”, “não há mais pentecostes” e outras coisas mais.

Será que estamos tristes, na verdade, porque não há mais avivamento ou... movimento?

Para entendermos melhor, vamos refletir sobre estes dois significados.

•    Movimento - Ato ou processo de mover (-se); deslocamento; Animação, agitação; Série de atividades organizadas por pessoas que trabalham em conjunto para alcançar determinado fim.

•    Avivamento – O verbo hebraico hyh (avivar) tem o significado primário de “PRESERVAR” ou “MANTER VIVO”. Mas, também significa PURIFICAR, CORRIGIR e LIVRAR DO MAL. O verbo avivar, em suas várias formas, é usado mais de 250 vezes no A.T., dos quais 55 vezes estão num grau chamado PIEL. Neste sentido, o avivamento é sempre indicado como uma obra ativa e intensiva de Deus. Encontramos no N.T. grego um conjunto de palavras que expressam o conceito básico de avivamento. São elas: egeíro, anastáso, anázoe e anakaínooi. Outras palavras gregas comparam o avivamento ao REACENDER DE UMA CHAMA QUE SE APAGA AOS POUCOS, ou uma planta que lança novos brotos e “floresce novamente”.


Movimento... Que parece Avivamento!

Esse termo é usado, simplesmente, para descrever tudo aquilo que “parece, mas não é”. Nada mais é do que uma abordagem sobre o que, para muitos cristãos, é avivamento; todavia, não há amparo bíblico para tal afirmação.

•    Programa Agendado pela Igreja
Avivamento não é a ação da Igreja, mas de Deus. Ela não promove nem faz avivamento; ela não é agente de avivamento.

Edwin Orr, uma das maiores autoridades sobre avivamentos, disse que viu duas igrejas nos Estados Unidos convidando pessoas para suas reuniões de avivamentos. Uma delas dizia: “REAVIVAMENTO AQUI TODAS ÀS SEGUNDAS-FEIRAS À NOITE”, enquanto que a outra prometia: “REAVIVAMENTO AQUI TODAS AS NOITES, EXCETO ÀS SEGUNDAS-FEIRAS”.

•    Mudança Litúrgica
Muitos crentes confundem avivamento com forma de culto, com liturgia animada, com coreografia e instrumental aparatoso.

Louvor não é encenação. Não é apenas seguir formas pré-estabelecidas, como bater palmas, dizer aleluia, amém e levantar as mãos. Louvor não é pululância, gingos e danças. Louvor que apenas levanta as mãos para o alto, mas não as estende para o necessitado não agrada a Deus. Louvor em que as pessoas apenas saltitam e pulam, mas não vive em santidade, é ofensa a Deus. Louvor que não produz mudança de vida, quebrantamento, obediência e não leva as pessoas a confiarem em Deus, não é louvor, é barulho aos ouvidos de Deus.

Hoje existem muitos cultos solenes, aparatosos, pomposos, mas estão mortos. Disse J. I. Parcker: “Não há nada mais solene do que um cadáver. Há cultos solenes que estão mortos”.

•    Milagrolatria
Muitas pessoas hoje estão limitando o avivamento a milagres, curas exorcismos. Toda vez que superenfatizamos uma verdade em detrimento de outra, nós produzimos deformações e distorções nesta verdade.

Deus pode e faz maravilhas, curas e prodígios extraordinários quando Ele quer. Ele é soberano.

Entretanto, esta não é a ênfase do avivamento. A igreja hoje está correndo mais atrás de sinais do que atrás de santidade. A igreja, hoje, empolga-se mais com milagres do que com a vida cheia do Espírito.

Uma igreja pode ter todos os dons sem ser uma igreja avivada. Avivamento não é conhecido pelos dons do Espírito, mas pelo fruto do Espírito.

•    Fanatismo
Muitas pessoas, quando começam a buscar avivamento, saem da realidade, tornam-se tão “espirituais” que já não sabem mais conviver com a vida, isolando-se, fazendo da vida uma caverna de fuga.

Acham que Deus só está interessado nas coisas espirituais. Acham que Deus só olha para a vida de trabalho na igreja, sem observar os negócios, a família, o trabalho, os estudos e a vida no dia-a-dia.

Esta não é a visão bíblica nem a visão do verdadeiro avivamento. O grande avivalista John Wesley lutou pelas causas sociais na Inglaterra ao mesmo tempo em que pregou sobre avivamento. Charles Finney pregou ardorosamente contra a escravidão nos EUA no século passado ao mesmo tempo em que foi o maior avivalista do seu país. João Calvino atacou com veemência os juros extorsivos em Genebra.

O avivamento sempre traz profundas mudanças políticas, econômicas, sociais e morais. O avivamento não leva a igreja à fuga, mas ao enfrentamento.

•    Campanhas Evangelísticas
Não podemos confundir avivamento com campanhas evangelísticas. Na evangelização, a igreja trabalha para Deus; no avivamento, Deus trabalha para a igreja. Na evangelização, a igreja vai aos pecadores; no avivamento os pecadores correm para a igreja. Na evangelização, os pregadores apelam aos pecadores; no avivamento, os pecadores apelam aos pregadores.

Ao refletir sobre esses pontos, podemos nos perguntar: DE FATO, O QUE É AVIVAMENTO? O QUE ELE PROVOCA? QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DO AVIVAMENTO? COMO CONHECER UMA PESSOA AVIVADA?

O Verdadeiro Avivamento
Imaginemos a cena: uma vasta e silenciosa multidão observa enquanto Esdras sobe uma plataforma recém-construída na praça. Quando ele abre o livro, todos se põem de pé. Louvam com as mãos para o alto; depois se prostram, com seus rostos contra o solo. Esdras começa a ler. Seus colaboradores circulam entre a multidão, explicando e interpretando o que diz a Palavra de Deus. As pessoas ouvem atentamente. E então começa a crescer um som estranho, que se estende entre a multidão; é o som do pranto .

Com este resumo eu posso entender o que significa avivamento.

•    O verdadeiro AVIVAMENTO é provocado pela Palavra de Deus.

Quando a palavra de Deus foi posta em prática, ela produziu:

1.    Reverência, quando Esdras abriu o livro da Lei e todo o povo se pôs em pé espontaneamente (Nm 8.5);

2.    O povo se sente impulsionado a louvar a Deus, adorando-o com as mãos para o alto (Nm 8.6a);

3.    Os judeus se humilham diante de Deus, inclinando-se com o rosto em terra (Nm 8.6b);

4.    Eles choravam por seus pecados ao ouvir a Palavra (Nm 8.9);

5.    Mudança de Conduta. Os Israelitas estavam casados com mulheres estrangeiras, mas, ao provar do avivamento produzido pela Palavra de Deus, despediram as suas mulheres e renovaram as suas promessas com Deus.


Ao refletir sobre esse tema, chego a conclusão que MOVIMENTO não produz AVIVAMENTO; mas, o AVIVAMENTO produz MUDANÇA DE VIDA, porque ele é produto da Palavra de Deus.
 
Blogger Templates