Social Icons

domingo, 12 de fevereiro de 2012

“Cada crente: um discípulo, um evangelista e um adorador”


“Cada crente: um discípulo, um evangelista e um adorador”

Com esse tema queremos enfatizar o zelo da igreja em procurar equipar todos os seus membros, deixando-os preparados para realizar a obra de Deus. A tarefa da igreja é urgente e precisamos de pessoas que estejam prontos e capacitados. À hora é essa vamos participar ativamente de todos os trabalhos da igreja, a fim de vermos o crescimento do reino de Deus.
                                                                                                                                  Pr. Josias Farias

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Dia da Mulher Presbiteriana


       Mulheres que surpreendem
No segundo domingo do mês de fevereiro, comemora-se o Dia da Mulher Presbiteriana. Neste ano de 2011 o dia é 13 de fevereiro. A data faz parte do calendário oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) e abrange as mulheres presbiterianas de todo o Brasil, pertencentes ou não à Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF).
A SAF é a expressão máxima do trabalho feminino na IPB. Embora algumas moças e jovens senhoras ainda não participem como sócias, é na SAF que se expressa o auxílio e o trabalho desenvolvido por mulheres na igreja.
A primeira Sociedade Feminina da qual se tem notícia e documentos comprobatórios, é a do Recife, Pernambuco, criada em 11 de novembro de 1884, com o nome de “Associação Evangélica de Senhoras”, e tendo por finalidade realizar estudos bíblicos e arrecadar fundos para auxiliar os necessitados e a Igreja. Sua primeira  Presidente foi a Sra. Carolina Smith. A segunda SAF surgiu logo a seguir, em Rio Claro, São Paulo, no dia 08 de janeiro de 1885. A primeira Presidente foi Eulália da Gama. Após estas, muitas outras foram sendo organizadas e, hoje, as SAFs  estão em todas as Igrejas Presbiterianas do Brasil.
Em algumas igrejas, a SAF, com suas mulheres atuando, é mais antiga do que a própria comunidade, como é caso da Igreja Presbiteriana da Penha, em São Paulo, com a SAF dois anos mais velha do que a comunidade, que tem 55 anos.
O Dia da Mulher Presbiteriana é uma data para homenagens e agradecimentos às mulheres que dedicam tempo de qualidade para juntas orarem por suas igrejas, bem como Presbitérios e Sínodos, além de atuarem efetivamente em campanhas sociais dentro da sociedade, auxiliando a igreja em seu papel de estender a mão ao próximo.  Neste quadriênio 2010-2014, o tema da SAF Nacional é " Mulheres que Surpreendem". O tema aborda todas as mulheres presbiterianas, que de uma forma ou de outra encontram no serviço à Deus, uma forma de atender às necessidades da igreja e apoiar a liderança. De acordo com Ana Maria Prado, presidente da SAF Nacional, não há idade certa ou errada para estar na SAF, basta o desejo de ajudar na igreja local e ser usada por Deus.
O moto oficial da SAF é "Sejamos verdadeiras auxiliadoras, Irrepreensíveis na conduta, Incansáveis na luta, Firmes na fé, Vitoriosas por Cristo Jesus.” Um lema que muito se encaixa ao trabalho de todas as mulheres presbiterianas.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

DIA DO HOMEM PRESBITERIANO


               REFLEXÃO SOBRE O HOMEM NA IGREJA                               Texto: Ez 22.30
Estou convecido da importância do Homem nos propósitos de Deus. Segundo as Escrituras, Deus conferiu ao Homem uma responsabilidade especial de liderança na família e  na Igreja. Todavia liderança não significa dominação ou controle, mas capacidade de iniciativa, tomada de decisões, orientação e cuidado, sempre tendo em vista o bem-estar, a prosperidade  e o crescimento dos liderados.
Precisamos com urgência de uma geração de homens que desejam ardentemente buscar um vida santa, que queiram gozar da intimidade Deus, de homens que andem com Deus. Não dá para esperar mais ou seremos uma geração taxada de irresponsável e culpada pelos estragos que já despontam nos dias atuais. 
Estamos vivendo uma época muito difícil, para se viver de uma forma Cristã. Tudo conspira contra a Igreja do Senhor Jesus, e de seus ensinamentos. Há uma necessidade urgente dos homens presbiterianos assumirem uma postura conforme a Palavra de Deus nos exige. Posso afirmar que vivemos dias de crise aguda; seja, na política, na família, na moral, na ética, e também espiritual. A  grande  e triste verdade é que também na Igreja os homens estão deixando a desejar.
Quando olhamos para a Palavra de Deus e vemos Deus buscando um homem que se coloque na brecha, perante Ele, a favor da terra, para que não a destrua, e não acha, então, sentimos uma grande responsabilidade de sermos este homem que Deus procura. Também na Palavra de Deus encontramos homens que se colocaram na brecha, e que foram muito bem sucedidos por atenderem o chamado de Deus, por exemplo: quando Deus resolveu preservar a raça humana, que se alto destruía pelo  pecado, Ele chamou um homem para construir uma arca – Noé; quando Deus quis formar um povo seu, chamou um homem – Abrãao; quando Deus precisou retirar  o  seu povo do Egito, da escravidão, chamou um homem – Moisés; quando este homem morreu, Ele chamou outro homem – Josué; quando precisou de um homem para ser segundo o seu coração, ele chamou – Davi;  quando precisou restaurar a lei do povo, ele chamou – Esdras; quando precisou reconstruir os muros de Jerusalém, chamou um grande líder – Neemias, isto para citar apenas alguns. Nos nossos dias não são diferentes do passado, Deus continua usando homens, que sejam capazes, tementes a Deus, Homens de verdade, que aborreçam a avareza, que andem com Deus, que se desviam do mal e sejam fiéis.
Por mais que os conceitos e valores mudem, a verdade de Deus permanece inalterável. Os princípios de Deus são eternos. Nossas UPH’s precisam estar articuladas e motivadas com proposta capaz de mobilizar essa força latente que são os homens presbiterianos. Precisamos reagir e voltarmos a ser a força motivadora para toda a igreja, nos colocando nas brechas. É tempo do homem voltar às trincheiras da luta, precisamos passar às futuras gerações um legado consoante a Palavra de Deus. Levantemos uma geração de homens de Deus, “Homens de Oração”.
Pb. Haroldo Peyneau
 
Blogger Templates