REFLEXÃO SOBRE O HOMEM NA IGREJA Texto: Ez 22.30
Estou convecido da importância do Homem nos propósitos de Deus. Segundo as Escrituras, Deus conferiu ao Homem uma responsabilidade especial de liderança na família e na Igreja. Todavia liderança não significa dominação ou controle, mas capacidade de iniciativa, tomada de decisões, orientação e cuidado, sempre tendo em vista o bem-estar, a prosperidade e o crescimento dos liderados.
Precisamos com urgência de uma geração de homens que desejam ardentemente buscar um vida santa, que queiram gozar da intimidade Deus, de homens que andem com Deus. Não dá para esperar mais ou seremos uma geração taxada de irresponsável e culpada pelos estragos que já despontam nos dias atuais.
Estamos vivendo uma época muito difícil, para se viver de uma forma Cristã. Tudo conspira contra a Igreja do Senhor Jesus, e de seus ensinamentos. Há uma necessidade urgente dos homens presbiterianos assumirem uma postura conforme a Palavra de Deus nos exige. Posso afirmar que vivemos dias de crise aguda; seja, na política, na família, na moral, na ética, e também espiritual. A grande e triste verdade é que também na Igreja os homens estão deixando a desejar.
Quando olhamos para a Palavra de Deus e vemos Deus buscando um homem que se coloque na brecha, perante Ele, a favor da terra, para que não a destrua, e não acha, então, sentimos uma grande responsabilidade de sermos este homem que Deus procura. Também na Palavra de Deus encontramos homens que se colocaram na brecha, e que foram muito bem sucedidos por atenderem o chamado de Deus, por exemplo: quando Deus resolveu preservar a raça humana, que se alto destruía pelo pecado, Ele chamou um homem para construir uma arca – Noé; quando Deus quis formar um povo seu, chamou um homem – Abrãao; quando Deus precisou retirar o seu povo do Egito, da escravidão, chamou um homem – Moisés; quando este homem morreu, Ele chamou outro homem – Josué; quando precisou de um homem para ser segundo o seu coração, ele chamou – Davi; quando precisou restaurar a lei do povo, ele chamou – Esdras; quando precisou reconstruir os muros de Jerusalém, chamou um grande líder – Neemias, isto para citar apenas alguns. Nos nossos dias não são diferentes do passado, Deus continua usando homens, que sejam capazes, tementes a Deus, Homens de verdade, que aborreçam a avareza, que andem com Deus, que se desviam do mal e sejam fiéis.
Por mais que os conceitos e valores mudem, a verdade de Deus permanece inalterável. Os princípios de Deus são eternos. Nossas UPH’s precisam estar articuladas e motivadas com proposta capaz de mobilizar essa força latente que são os homens presbiterianos. Precisamos reagir e voltarmos a ser a força motivadora para toda a igreja, nos colocando nas brechas. É tempo do homem voltar às trincheiras da luta, precisamos passar às futuras gerações um legado consoante a Palavra de Deus. Levantemos uma geração de homens de Deus, “Homens de Oração”.
Pb. Haroldo Peyneau
Nenhum comentário:
Postar um comentário