Social Icons

sábado, 8 de maio de 2010

UPH - União Presbiteriana de Homens - Bodocó-PE

O poder que vem do alto! PDF Imprimir E-mail
Leitura bíblica: Atos 1.6-11
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”  (v. 8)
O poder que vem do alto é o poder de Deus expresso em toda a Bíblia, revelando um Deus que age, que interfere em favor dos que são seus e o faz de forma soberana, unilateral e onipotente. A ação de Deus é natural para Ele e sobrenatural para nós. Quando Deus intervém e os milagres acontecem, Ele está fazendo voltar a funcionar o que foi criado por Ele para funcionar normal, natural e perfeitamente. Quando Deus entra em ação, quem o impedirá? Ele é soberano, onipotente e eterno. 
No texto do Livro dos Atos do Espírito, que estudamos aqui, o poder do alto é o poder do Espírito Santo. É poder para ser “testemunha”, ser mártir por amor a Cristo. O ato de levar o nome de Jesus Cristo e atestar quem Ele é: O eterno Filho de Deus; é Deus encarnado; é Deus conosco; e, que Ele tem todo o poder no céu e sobre a terra, causa resistências, reações e perseguições. O que Jesus Cristo é, fez e faz ainda hoje, provoca mudanças radicais nas pessoas: elas mudam seu estilo de vida, são transformadas pelo poder do alto em novas criaturas, novas pessoas que passam a viver uma nova vida em Cristo, são regeneradas e transformadas, de tal maneira e com tal intensidade, que não temos outra explicação senão a conversão, mudança de direção, de atitude mental e de prática de vida. Pelo poder do Alto foram regeneradas, transformadas, mudaram de vida, de posturas éticas, de atitudes, que não temos outra  explicação a não ser falar de regeneração – transformação tão profunda que só pode ser entendida como novo nascimento.
É claro que mudança radical de vida provoca reações, restrições e perseguições e para isso e por isso os cristãos precisam ser revestidos do poder do Espírito, ter o Espírito Santo neles como capacitador, consolador, dinamizador – aquele que produz vida, nova vida, energia, calor, coragem, unção, autoridade, poder, é Deus em nós. Uma pessoa que fala e age na unção e no poder do Espírito Santo provoca reações e perseguições, revoluciona o mundo. O religioso não. É antes um acomodado, sabe cumprir as regras, os rituais – é um pecador melhorado, domesticado, é um “porco lavado,” mas não é ovelha: mudou só o cheiro e a aparência. Em alguns casos, nem o cheiro mudou, ele tem camuflado o cheiro do álcool, do cigarro, das drogas, dos vícios sociais e sexuais: é perigoso, porque “é lobo vestido de ovelha no meio do rebanho” (Mt 7.15); é joio, no meio do trigo; é fermento dos fariseus, no meio da massa de povo de Deus.
 Pode acontecer, e não raro acontece, que alguém lendo ou ouvindo uma mensagem como esta, pense logo, ser ela uma indireta para ele ou para alguém. Pode coincidir, não nego. Mas, será obra do Espírito Santo. Pois não tenho tal intenção.
É preciso ter sabedoria do alto para se ter poder do alto; é preciso se esvaziar para ser cheio do Espírito Santo; é preciso ser servo, manso e humilde para se ter unção, autoridade e poder. Poder do alto, e não qualquer outro “poder”.
Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda. 
1Timóteo 2:8

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blogger Templates