Social Icons

terça-feira, 21 de abril de 2015

I Encontro da Família IPB

FAMÍLIA PROJETO DE DEUS
Segundo a Palavra de Deus, a família sempre foi e será o projeto de Deus para a vida do homem, tanto que Gênesis 2.16 vemos DEUS dizendo: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.”. Mostrando ao homem que ele tinha o seu primeiro e mais importante projeto de vida: a Família.

Um pouco mais a frente, ainda em Gênesis, Deus nos mostra algo muito importante para este projeto família dizendo: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. (Gênesis 2.24)”. Aqui Deus nos mostra alguns princípios importante de seu projeto que são a transição de um estágio de nossas vidas para outro estágio, e o princípio da unidade.

No primeiro, Deus mostra ao homem que ele precisa deixar para trás aquilo que ele tinha como seu direcionamento, seu pai e mãe; o que não quer dizer que o homem irá abandoná-los, mas sim começar a andar com suas próprias pernas, isto é, como um pássaro deverá a dar seus primeiros vôos solo, criar sua independência.

Já no segundo, mesmo parecendo um pouco paradoxal, Deus mostra ao homem a necessidade dele não ser individualista, mas sim apenas um com sua mulher, uma unidade, uma família, com seus planos, sonhos e desejos comuns, sem que ambos percam suas características únicas, mas para que ambos andem, planejem, sonhem, desejem e cresçam juntos.

No entanto, hoje em dia, com a globalização e a pós-modernidade, percebemos que as pessoas deixaram de compreender este projeto de Deus, ou que começaram a querer mudar este projeto original, transformando-o muitas vezes em algo fora do normal estabelecido por Deus e por vezes algo muito escalafobético; pois deixaram de entender as funções de cada membro desta unidade chamada família.

Entendendo e vendo esta desconfiguração do projeto de Deus para o homem, o Apóstolo Paulo, em sua carta dos Efésios, no capítulo 5.22-33, demonstra sob orientação e instrução de Deus as funções e importância de cada um dentro deste projeto. Para a mulher, ele mostra a necessidade da submissão e da compreensão de que o seu marido é que está na direção deste projeto; e que ela deve ser sua auxiliadora idônea, como no projeto inicial. Já para o homem, que tem como seu principal papel a direção deste projeto, ele mostra uma função que deve ser feita com excelência, isto é, deve ser feita com o maior padrão de qualidade possível, que é o de amar a mulher como Cristo amou a igreja, se entregando por ela; e não para por aí, ele deve amá-la como amasse ao seu próprio corpo; isto é, além de fazer o papel que Cristo fez pela igreja de se entregar por ela para santificá-la, o homem também deve cuidar e zelar de sua esposa, como estivesse cuidando de sua própria saúde.

E um pouco mais a frente neste mesmo texto, o apóstolo relembra ao homem, algo fundamental e original deste projeto, os seus dois primeiros princípios: “Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá a mulher, e se tornarão os dois uma só carne” (Ef.5.31).

Mas, após ler tudo isso, você pode estar se questionando e dizendo: “- Mas isso é possível? Não sei como fazer! Preciso de ajuda!!” Respondendo sua pergunta, eu digo: “SIM É POSSÍVEL!!!!” E você pode encontrar esta ajuda no Senhor! Deixando que ele faça parte do Projeto que ele criou para você, a família.

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. (Isaías 41.10)”. Creia nisso, e viva intensamente o projeto de Deus para sua vida, a Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blogger Templates