Social Icons

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

O lema da reforma

O LEMA DA REFORMA PROTESTANTE:

A Reforma Protestante, iniciada no século XVI, foi um movimento cristão de protesto contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo romano. O tradicionalismo da igreja havia superado a autoridade da Palavra de Deus, afetando, inclusive, a questão da justificação.
Em 31 de outubro de 1517, véspera do Dia de Todos os Santos, Martinho Lutero, antigo monge católico, publicou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg 95 teses elucidando os abusos e as corrupções ligadas às indulgências (obtenção de perdão de pecados pela confissão e contribuição) da Igreja Católica Romana.
Resumidamente, as proposições teológicas que serviram como pilares da Reforma Protestante são os chamados Cinco Solas - frases latinas que surgiram para enfatizar a diferença entre a teologia reformada protestante e a teologia católica romana.
SOLA vem do latim e significa “somente” ou “apenas”, na língua portuguesa. E os cinco solas são: Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria. Esses são os pilares da Reforma Protestante.
SOLA FIDE (somente a fé): este princípio afirma que o homem é justificado única e exclusivamente pela fé, sem o acréscimo das obras do mérito humano e, por meio dele, a tradição reformada é sustentada.
SOLA SCRIPTURA (somente a Escritura): A Escritura é a única regra de fé e prática da igreja e o protestantismo aceita doutrinas de sua inspiração, autoridade, inerrância, clareza, necessidade e suficiência. Somente as Escrituras são o fundamento da teologia reformada.
SOLUS CHRISTUS (somente Cristo): como forma de reação dos protestantes contra a igreja católica secularizada e contra os sacerdotes que afirmavam ter uma posição especial e serem mediadores da graça e do perdão por meio dos sacramentos que ministravam. A reforma defendeu que tal mediação entre o homem e Deus é feita somente por Cristo, único capaz de salvar a humanidade e o tema central da reforma protestante.
SOLA GRATIA (Somente a Graça): Além de a graça ser um dos atributos de Deus é, também, o próprio Cristo (em sua encarnação) e é o Espírito Santo quem aplica a graça ao coração do pecador. A graça comum é comunicada a todos os homens, indistintamente.
SOLI DEO GLORIA (somente a Deus a glória): este pilar da teologia reformada afirma que o homem foi criado para a glória de Deus e que tudo que ele fizer deve destinar a glorificar a Deus.
Com estes lemas principais, a Reforma Protestante foi tomando forma, e trouxe uma esperança jamais imaginada pelos habitantes da Europa Medieval, uma esperança bíblica que havia sido escondida e manipulada pelos poderosos.
Ismael Isidório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blogger Templates